CULTURA

CULTURA -
Descentrar 2022 arranca com circo contemporâneo este sábado em Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O programa cultural Descentrar, promovido pelo município de Braga, está de regresso com uma “forte aposta” na divulgação e “promoção efectiva” do património cultural e natural concelhio, através de novas criações artísticas e abordagens contemporâneas. O primeiro espectáculo acontece este sábado, em Ruílhe, com circo contemporâneo.

Apresentado na última quarta-feira na Junta de Freguesia de Ruilhe, o Descentrar 2022 promete mais música, mais teatro, mais circo e mais eventos em muitos mais espaços do concelho. No total, a programação cultural chega a treze freguesias, praticamente o dobro das localidades abrangidas pelo programa no ano passado. Todas as iniciativas culturais são de entrada livre, embora limitada e condicionada à lotação do espaço em que decorrem.

Para o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, o Descentrar 2022 “vem reforçar a aposta da autarquia na descentralização e na valorização do património cultural e natural do concelho”.

“Agradecemos às juntas de freguesia a disponibilidade demonstrada em acolher este conjunto de eventos que visa, não apenas a criação de novos públicos, mas também levar as pessoas a conhecer e a desfrutar do nosso património”, referiu Ricardo Rio na apresentação do programa.

CIRCO E BACH EM RUILHE

Ruilhe é palco do primeiro espectáculo do Descentrar, já este sábado, com o espectáculo de circo contemporâneo ‘E-nxada’ pelo grupo Erva Daninha, pelas 17h00, na zona envolvente à Junta de Freguesia.

Caso se verifiquem condições climatéricas adversas, o espectáculo passa para o Pavilhão do Colégio Alfacoop.

À noite, pelas 21h30, a Igreja Paroquial de Ruilhe acolhe o concerto ‘Influência de Bach na Música’, pela Orquestra Filarmónica de Braga.

Seguem-se as freguesias de Crespos e Pousada, Vilaça e Fradelos, Lomar e Arcos, Espinho, Cabreiros e Passos (S. Julião), Este (S. Pedro e S. Mamede), Arentim e Cunha, Lamas, Tebosa, Escudeiros e Penso (Sto. Estevão e S. Vicente), Mire de Tibães e Nogueira, Fraião e Lamaçães.

Ao longo de nove meses – entre Abril e Sezembro – são promovidos cerca de 30 eventos, num programa cultural único, desenhado para cada local através de um conjunto de espectáculos de novo circo e de teatro, concertos, visitas-guiadas a espaços patrimoniais e concertos comentados de música clássica e erudita.

O programa divide-se, assim, em cinco visitas guiadas, oito concertos de música clássica e erudita, cinco concertos de artistas emergentes no panorama musical português, dez espectáculos de novo circo com participação de artistas consagrados a nível nacional e internacional e ainda quatro espectáculos de teatro.

O programa completo do Descentrar 2022 pode ser consultado através do link: https://bit.ly/3DE9aLb

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS