Depois de uma semana em que o gasóleo subiu, os preços dos combustíveis voltam a ter um alívio na próxima segunda-feira.
Essa descida vai refletir-se no preço do litro do gasóleo que deverá retratar uma queda de 6,5 cêntimos, enquanto o custo da gasolina recua sete cêntimos.
Feitas as contas, entre 5 a 11 de Setembro, os consumidores deverão contar pagar 1,827 euros por litro de gasóleo simples e 1,71 euros por litro de gasolina simples 95, de acordo com os valores médios praticados nas bombas na semana passada, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Estes valores ainda podem sofrer ajustamentos, tendo em conta o fecho das cotações do “brent” esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial.
Nos últimos dias, o índice do “brent” (contrato de referência para a Europa) acumulou perdas de 8%, tendo negociado abaixo dos 93 dólares por barril ao final da tarde desta quinta-feira.
No entanto, esta sexta-feira, os preços subiram 2,76% para 94,91 dólares. Em Nova Iorque, o crude WTI avança 2,81% para 89,05 dólares, depois de ter atingido na véspera a cotação mais baixa desde 28 de Janeiro.
Para além disso, recordar que, esta semana, o Governo anunciou o prolongamento das medidas de para mitigar os efeitos do aumento dos combustíveis.
Entre elas, os descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) dos combustíveis, a suspensão da atualização da taxa de carbono e também os descontos para o gasóleo agrícola.