REGIÃO

REGIÃO -
Desfile da Mordomia composto por mais de 900 mulheres em Viana do Castelo

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Mais de 900 mulheres de sete países vão participar, este ano, no desfile da Mordomia, o “maior número de sempre” que obrigou a organização “a readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas”.

Em comunicado enviado às redações, a VianaFestas, entidade que organiza a romaria, indica que, além da readaptação do espaço onde são acolhidas as mordomas, nos jardins do antigo Governo Civil, vão estar disponíveis mais postos de leitura do QR Code e mais colaboradores para validarem as inscrições das mordomas.

“Estamos a falar de 908 mulheres, com uma média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 11 distritos de Portugal e mais seis países. São números extraordinários, que não param de crescer todos os anos, tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirmou o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, citado na nota.

Manuel Vitorino, que é também vereador da Cultura na Câmara de Viana do Castelo, destacou ainda que “o volume de inscrições foi tal”, que a organização “acabou por aceitar as 908 inscrições submetidas dentro do prazo”.

No desfile da Mordomia, que este ano acontece no dia 17 de agosto, vão participar mulheres de todas as idades provenientes, além de Portugal, do Brasil, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça”.

Em 2023, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (vermelho) e de Terras de Geraz, bem como o de Morgada, representaram o maior número de inscrições.

O desfile, que se realiza desde 1968, estabelece os 14 anos como idade mínima de participação, a ausência de maquilhagem ou unhas pintadas ou de gel, a obrigatoriedade de uso de peças de ourivesaria tradicional portuguesa e de trajes tradicionais de Viana do Castelo.

A Romaria d’Agonia vai decorrer este ano, pela primeira vez, durante nove dias, de 14 a 22 de agosto.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS