Uma verdadeira enchente marcou ontem, quinta-feira, presença nas ruas de Viana do Castelo para assistir ao Desfile da Mordomia, integrado na Romaria da Senhora d’Agonia, que regressou após dois anos de pandemia.
O cortejo desta edição contou com um recorde, com a presença e 709 mordomas a integrarem este desfile, o número mais alto de sempre, e foi o verde que se encontrou em destaque este ano.
À chegada à Igreja de S. Domingos, onde o cortejo terminou, as mais de setecentas mulheres tinham a recebê-las o bispo D. João Lavrador.
O público concentrou-se na sua maioria na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, onde às 15h as bancadas instaladas para a assistência já estavam preenchidas.
«É um número impressionante que nos deixa orgulhosos, pelo interesse que o desfile cada vez mais desperta nas mulheres de Viana do Castelo, mesmo aquelas que hoje não vivem cá ou simplesmente se identificam com as nossas tradições, perpetuando-as. A média de idade, de 32 anos, também demonstra esse interesse», explicou António Cruz, presidente da Comissão de Festas.