O amarense Abel Mota, de 22 anos, natural de Bouro Santa Marta, foi escolhido para conceber um novo rótulo para as garrafas do vinho Esporão Reserva Branco 2021.
Tornou-se assim o artista mais novo de sempre a desenhar os rótulos da colecção Esporão, conseguindo que o seu trabalho figure ao lado de mestres como Alberto Carneiro, Júlio Pomar ou Julião Sarmento.
Numa publicação feita na página da marca, pode ler-se que o convite a Abel Mota foi feito quando o jovem amarense estava a terminar a sua formação em pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto e que o trabalho final permite constatar o seu «enorme talento e identidade enquanto artista».
Acrescenta que «Abel foi capaz de ver mais além e conseguiu ver a Herdade do Esporão como poucos» e que «a sua perspectiva, apesar de artística, em muito que se parece com a de quem faz um vinho como o Esporão Reserva branco».
«Quando olhámos para a mais recente colheita – acabada de ser lançada -, onde vemos a sua obra, é inevitável fazer uma relação forte entre a obra e o vinho. No exterior está representada a beleza e a diversidade da origem do que vem no interior. As cores, o detalhe, a intemporalidade, a riqueza. Parece que foi sem querer, mas nada é por acaso. No vinho e na arte. E se a Herdade do Esporão é um bom pretexto para pintar, não poderia ser mais do que uma inspiração para fazer vinhos tão especiais», elogia.
No mesmo texto, o pintor amarense mostra-se «honrado», «orgulhoso» e «feliz».
«Ter realizado este trabalho aos 22 anos dá-me vontade de fazer ainda mais. Possivelmente, em toda a minha vida, nunca terei uma arte tantas vezes replicada como estas. A partir do momento em que termino uma tela, elas deixam de ser minhas. E agora serão de tantas outras pessoas. Cada um tirará o que precisa de cada uma delas. Estou orgulhoso e feliz», referiu Abel Mota.
Fotos: Afonso Sousa