TEMPO (Frio)

TEMPO (Frio) -
DGS deixa recomendações por causa do frio

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Face ao frio que se faz sentir por estes dias em Portugal Continental, a Direção-Geral de Saúde deixa algumas recomendações para a população, principalmente a mais vulnerável, se proteger do frio.

No âmbito do Plano de Saúde Sazonal Outono-Inverno 2023-2024, é recomendado que a população siga alguns conselhos.

Entre os quais, deve manter “o conforto térmico das habitações”, assegurando “o aquecimento e garantindo o arejamento e ventilação necessários”, alerta a DGS em comunicado.

“Tenha atenção às braseiras e fogareiros de carvão”, devido ao “risco de incêndio e intoxicações por monóxido de carbono”.

“Utilize várias camadas de roupa, de preferência de tecidos naturais (algodão e lã) e, nos dias mais frios, cubra as extremidades (cabeça e mãos) se tiver de sair de casa”, destaca ainda a entidade de saúde, acrescentando que deve manter “os pés quentes” com “meias e calçado apropriado”.

Além disso, deve tomar banho com água “não muito quente” e manter a casa de banho com uma temperatura “confortável”, assim como, após o banho, deve enxugar-se “rápida e vigorosamente com uma toalha seca” e vestir-se de seguida.

Para combater mais eficazmente as temperaturas gélidas, acima de tudo durante a noite, a população deve ainda reforçar a alimentação, ingerindo “bebidas e alimentos quentes, como sopas, chás ou leite” e evitando “bebidas alcoólicas porque desidratam e fazem perder calor”.

Deve ainda fazer alguma atividade física e cumprir a medicação crónica (se a tiver), garantindo ainda “uma reserva de medicamentos para vários dias” para evitar sair à rua.

Alerta para que deve manter um contacto regular com “familiares ou amigos que vivem isolados, em especial idosos ou acamados”.

“Assegure que se encontram bem e que dispõem de alimentos, medicamentos e outros bens essenciais”, pode ainda ler-se na nota.

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS