Esposende viveu este sábado,15 de Abril, um «dia histórico», com a colocação da primeira pedra do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), equipamento que vai nascer à entrada da cidade, junto à rotunda da Senhora da Saúde, «materializando a instalação do Ensino Superior em Esposende».
Esta obra representa um investimento global «na ordem dos 5 milhões de euros», totalmente suportado pela Câmara Municipal de Esposende, que assumiu, além do valor da empreitada, a aquisição dos terrenos e os custos do projecto.
A cerimónia contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, entre várias outras individualidades, entre as quais o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, António Cunha.
PERCURSO E OFERTA FORMATIVA
O sonho começou a ganhar forma em 2017, quando o Município de Esposende e o IPCA, já com Maria José Fernandes na direcção, assinaram um protocolo de parceria no âmbito da cooperação nas áreas do ensino e da formação avançada, da internacionalização, do empreendedorismo, da inovação, da empregabilidade e do desenvolvimento económico. Neste contexto, desde o ano letivo 2021/2022, são ministrados em Esposende, em instalações disponibilizadas pelo Município, os cursos de Turismo, Natureza e Aventura e, ainda, Artes Culinárias e Inovação Alimentar.
Nas futuras instalações do IPCA, no ano lectivo 2023-2024, serão lecionados 6 cursos (8 turmas) dos domínios da Hotelaria e Turismo e na área da Moldação de plásticos por injeção
SUMMER SCHOOL
Maria José Fernandes frisou que a ligação do IPCA ao concelho de Esposende não se esgota no LISA, estando em perspectiva a criação da Escola de Verão – Summer School, onde serão ministrados cursos de curta duração em língua inglesa, realizados seminários e desenvolvidos projectos de investigação.
A cerimónia encerrou com a atuação da Tuna Académica do IPCA, sendo que a cerimónia de bênção da primeira pedra esteve a cargo do Arcipreste de Esposende, Pedre Delfim Fernandes.