A Directora do Agrupamento de Escolas de Amares foi uma das oradoras de um painel integrado no encontro “Escola a Ler”, organizado pela Direcção Geral de Educação no Instituto Universitário de Lisboa, para promover a reflexão sobre a promoção da leitura e a sua relevância enquanto opção estratégica de escola.
Flora Monteiro participou na iniciativa, juntamente com o professor bibliotecário do Agrupamento, Jorge Brandão, “com a consciência de que a valorização da leitura é um dos factores com mais impacto no desempenho dos alunos, de que o envolvimento na leitura gera oportunidades de aprendizagem equivalentes a vários anos de educação e que ler fora da sala de aula promove aprendizagem dentro da aula”.
A Directora do Agrupamento de Escolas de Amares foi uma das oradoras do painel “A transversalidade da leitura como estratégia de escola”, onde debateu a importância de as bibliotecas escolares garantirem um serviço educativo orientado para a promoção da leitura, da informação e do conhecimento no processo formativo dos membros da comunidade educativa, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, garantindo a formação global e humanista dos alunos no âmbito das diferentes literacias.
Em 2016, o Agrupamento de Escolas de Amares foi reconhecido como Agrupamento a Ler+ , pela Rede de Bibliotecas de Escolas e pelo Plano Nacional de Leitura.