A 11ª sessão da ação literária “dst – vivos nas livrarias” chega, já no próximo sábado (20 de julho), a Cabeceiras de Basto, onde Djaimilia Pereira de Almeida e José Viale Moutinho serão os protagonistas de mais uma tarde de leituras, ao vivo, dos seus próprios contos, na Livraria Inquietação, pelas 17h00.
Autora de 14 livros, Djaimilia Pereira de Almeida tem as suas obras traduzidas em dez línguas e já conquistou inúmeros prémios. Ensinou na New York University e atualmente é consultora da Casa Civil do Presidente da República para os Direitos Humanos, Igualdade de Oportunidades e Não-Discriminação.
José Viale Moutinho, vencedor do Grande Prémio de Literatura dst 2024, escreveu diversos títulos, que lhe permitiram conquistar dezenas de galardões. É ainda autor de uma fotobiografia de Camilo Castelo Branca e uma bibliografia camiliana, redigiu inúmeros trabalhos de Literatura Popular, Guerra Civil de Espanha e sobre os campos de concentração nazis, bem como uma extensa obra infanto-juvenil.
Os seus livros estão traduzidos em Espanha, na Alemanha, na União Soviética, no Brasil, na Bulgária, na Hungria, entre outros, incluindo braille.
Esta atividade do dstgroup tem como objetivo levar autores portugueses a lerem contos das suas obras nas livrarias que ainda resistem nas cidades de todo o país. O projeto já passou por livrarias das cidades de Braga, Leiria, Setúbal, Vila Nova de Gaia, Angra do Heroísmo, Vila Real e Évora, entre outras.
Este projeto é dinamizado pela Associação Palavrão e tem entrada gratuita.