Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
AMARES

AMARES -
Dois casais de Fiscal em guerra judicial por causa de ocupação de caminho

Um casal de Fiscal, em Amares, acusa outro, seu vizinho, de ter ocupado, em 2021, uma parte do caminho da Carriça, o que o impede de inverter a marcha com o automóvel, quando quer sair de casa.

Manuel António Gomes e a mulher intentaram, por isso, uma acção popular, que vai ser julgada em Setembro no Tribunal de Braga, contra Albino Pinheiro e a mulher, contra outro vizinho e contra a Junta de Freguesia de Fiscal. Diz que age em defesa do domínio público e pede uma indemnização de cinco mil euros.

Mas os visados, nomeadamente a Junta, retorquem que foi ele quem ocupou indevidamente o espaço público, ao fazer um muro e uma garagem, que apertou o dito caminho público, uma via que nasce na Avenida Sá de Miranda.

Já o casal Pinheiro acusa Manuel Gomes de fazer um uso indevido do instituto jurídico da acção popular, já que ela tem característica de «acção egoísta» e pede, em reconversão, que os queixosos lhe paguem a eles os cinco mil euros.

PETIÇÃO INICIAL

Na petição inicial, os queixosos dizem que são donos de um prédio misto (casa e terreno) naquela rua, enquanto que o casal Pinheiro tem uma casa mais acima, com características semelhantes. Sustentam que os vizinhos fizeram como que um acrescento à beira do portão da garagem, tendo ali colocado uma latada, vasos e alfaias agrícolas. O que “comeu” uma parte da via e o impede de dar a volta com o carro, tendo de fazer marcha-atrás durante 35 metros.

A Junta diz que reconhece que aquele pedaço do caminho é preciso para que o carro do queixoso possa fazer inversão de marcha, mas diz que a pode fazer dez metros mais à frente. E concorda com o casal Pinheiro quando este diz que foi o queixoso quem começou por ocupar indevidamente o caminho. Manuel Gomes contrapõe, em réplica enviada ao processo, que, ao contrário do vizinho, a obra que fez foi legal e com alvará camarário.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS