REGIÃO

REGIÃO -
Domingos Bragança quer pedonalização no centro de Guimarães para devolver a cidade aos cidadãos e fomentar o comércio

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O condicionamento do trânsito na zona nascente da Alameda S. Dâmaso, Toural e rua de Santo António foi objecto de intervenção, esta quinta-feira, do presidente da Câmara em reunião do Executivo municipal.

A reunião ficou marcada pela presença de cerca de duas dezenas de comerciantes que se insurgiam contra a possibilidade de vir a ser proibida a circulação automóvel no centro da cidade, considerando que o encerramento ao trânsito um obstáculo para o negócio.

No final da reunião do Executivo, quando interpelado pela presidente da Associação de Comércio Tradicional de Guimarães sobre o os efeitos negativos para os comerciantes que, no seu entender, provocará o condicionamento de trânsito na zona nascente da alameda de S. Dâmaso, Toural e rua de Santo António, Domingos Bragança apresentou um conjunto de argumentos que justificam a medida que, a seu tempo, será implementada.

“Dizem-me que o comércio tradicional está a perder, ano após ano, a sua preponderância na cidade, com os custos económicos que desse facto advêm. Mas é precisamente a falta de soluções do passado que nos trouxe à realidade que temos hoje e que não é boa”, sustentou, acrescentando que, se a situação está a piorar, como o comércio se queixa, ninguém espere um resultado diferente com as mesmas soluções”.

“Decidimos pedonalizar a parte nascente da alameda de S. Dâmaso, Toural e a rua de Santo António, como medida que pretende devolver o espaço público à fruição dos vimaranenses e de todos os que nos visitam”, disse Domingos Bragança.

O autarca explicou que “todo o processo será participado”, prometendo a realização de um plenário de comerciantes para apresentação e discussão do projecto.

TORRE DA ALFÂNDEGA

“Convocarei todos os comerciantes, das lojas, da restauração e bebidas, e outras, e moradores, e apresentarei o projecto, para que possa ser aperfeiçoado, mas o que posso garantir é que a intervenção que será feita passará por colocar à mesma cota as ruas e os passeios, instalar fibra óptica para que seja implementado o projecto dos Bairros Comerciais Digitais, e colocado mobiliário e equipamento destinado às crianças e aos mais idosos. Não será uma obra pesada nem muito prolongada no tempo”, disse.

Domingos Bragança referiu ainda o projecto de reabilitação da Torre da Alfândega, que funcionará como Centro Interpretativo, como um ponto de atracção turística e local, facto que, aliado ao condicionamento do trânsito, “devolverá a cidade aos vimaranenses”.

“O trânsito só será condicionado, total ou de forma faseada, após a conclusão da obra, num processo que poderá vir, no futuro, a ser revertido, no caso de necessidade. Mas, repito, a minha decisão convicta é da interdição total do trânsito regular. Estarei disponível para ouvir, e interpretar a vontade da cidade”, assegurou, frisando que o resultado pretendido “é que os vimaranenses possam encontrar na zona nascente da Alameda, Toural e na rua de Santo António um espaço aprazível para desfrutar, no encontro quotidiano de cidadãos, de uma cidade humanizada, para todas as pessoas, com o que isso representará de ganhos para o comércio tradicional”.

BAIRROS DIGITAIS

O edil disse ainda que deverá existir “um esforço por parte dos comerciantes para se adaptarem às novas exigências da vida contemporânea, que passa por, quando possível, estender ou alterar os horários de funcionamento ou outro tipo de flexibilidade que possa, nos dias de hoje, ser valorizada”.

“O projecto dos Bairros Comerciais Digitais, que disponibilizará, entre diversas medidas, plataformas digitais públicas de última geração, de divulgação e interacção de tudo o que se passa na cidade, nas suas múltiplas atividades, de iniciativa pública ou privada, será um projeto inovador e diferenciador, que vem beneficiar as atividades económicas, em especial do comércio local e restauração”, concluiu.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS