Desde este domingo que estão a ser distribuídos à população mais atingida pelas chuvas em Valência, os donativos recolhidos no Norte de Portugal, nomeadamente em várias localidades minhotas.
‘Juntos por Valência’, o movimento espontâneo de cidadãos voluntários que, através das redes sociais, criou uma rede de pontos de recolha, enviou para Espanha um camião e quatro carrinhas com bens os doados pela população do Norte de Portugal.
As cinco viaturas partiram, este sábado, do centro de operações criado em Frazão, Paços de Ferreira. Uma das carrinhas leva apenas medicamentos e os alimentos pedidos pela equipa de busca e salvamento no terreno. A operação envolveu 12 voluntários.
“Com o apoio de voluntários e empresas locais, foram recolhidos materiais essenciais como máscaras, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, alimentos sem glúten e sacos de lixo, entre outros. A adesão foi tão grande que foi necessário organizar a logística para garantir que tudo fosse entregue a tempo no centro de operações até à passada sexta-feira”, destaca a organização, ao realçar que o movimento contou com o apoio da Mediterrânea Transportes, que cedeu um camião e um armazém em Valência, onde os materiais foram armazenados e distribuídos.
“O gesto, que inicialmente parecia simples, rapidamente se transformou numa grande mobilização, unindo centenas de voluntários e organizações em Portugal. O movimento começou com cerca de 10 pontos de recolha, principalmente no Norte de Portugal, mas rapidamente expandiu-se para 53 pontos em mais de 20 cidades”, afirma o Juntos por Valência.
A comunicação entre os pontos de recolha foi organizada através de grupos de WhatsApp para garantir que os materiais chegassem a tempo ao centro de operações, instalado em Frazão, Paços de Ferreira.
“O movimento ‘Juntos por Valência’ é um exemplo vivo de como a união, a solidariedade e o grande coração dos portugueses podem fazer a diferença. Em tempo recorde, uma rede de voluntários, empresas e cidadãos, movidos pela sua generosidade e espírito solidário, conseguiu organizar uma acção de comunicação e logística que permitiu apoiar as vítimas das inundações em Valência, reflectindo a força e o compromisso que caracterizam o povo português”, acrescenta o comunicado, que agradece a adesão.