AMARES

AMARES -
Doze jovens participaram em projecto de valorização ambiental em Amares

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Doze jovens oriundos de diversas freguesias do concelho de Amares deram corpo a um programa de voluntariado, direccionado para a valorização ambiental e da natureza, que decorreu nas últimas semanas no território amarense.

Realizado no âmbito de um projecto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o programa integrou a realização de várias actividades, divididas entre Dornelas, Seramil e Figueiredo, sob a monitorização de Marina Mendes.

Esta quarta-feira, no encerramento da iniciativa, o vereador do Ambiente da Câmara de Amares, Vítor Ribeiro, agradeceu o empenho dos participantes e elogiou o trabalho realizado ao longo dos vários dias, com «espírito de equipa, formação e partilha».

«Saímos de coração cheio e com a certeza de que este programa valeu a pena, tendo efectivamente cumprido aquilo a que se compromete. Vamos certamente manter a parceria com o IPDJ e tentar fazer com que estes momentos sejam cada vez mais frequentes e não aconteçam apenas uma vez por ano», referiu.

Na mesma linha, o director regional do IPDJ, Vítor Dias, enalteceu a importância de os jovens abordarem as temáticas relacionadas com o ambiente, que «são um problema de todos, quer no presente, quer sobretudo no futuro», ajudando a contribuir para a sensabilização e educação ambiental.

O responsável sublinhou que em Amares essas problemáticas têm sido «muito bem» trabalhadas através do aproveitamento dos recursos existentes, nomeadamente o Eco-Canil, a Urjalândia ou os rios.

«Temos constatado que existe a preocupação de que o projecto deixe algo para o futuro. O programa decorre, mas depois há sempre alguma coisa que fica e perdura no tempo», elogiou.

As actividades foram divididas entre o Centro de Valorização Ambiental, onde se encontra o Ecocanil – Espaço Circular, em Dornelas, a Urjalândia a Circular – Centro de Educação Ambiental, em Seramil, e a margem do Rio Cávado, em Figueiredo, onde decorreu o “Eco River”.

Dinamizada pelo Município de Amares, a iniciativa de voluntariado teve a parceria da Junta de Freguesia de Dornelas, da União de Freguesias de Amares e Figueiredo e da União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas.

Na sessão de encerramento, quer o autarca de Amares e Figueiredo, Paulo Brito, quer a Secretária da Junta de Vilela, Seramil e Paredes Secas, Raquel Sousa, sublinharam o trabalho realizado pelos jovens, mostrando-se receptivos a acolher mais iniciativas similares no futuro.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS