Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
AMARES

AMARES -
Eco River volta a Figueiredo e vai ter caminhada desde as Sete Fontes em Braga

A zona da “ilha de Figueiredo”, junto ao rio Cávado, no concelho de Amares, vai voltar a ser palco do Eco River, uma iniciativa de dinamização ambiental e das zonas ribeirinhas que acontece no dia 04 de agosto.

A principal novidade da edição deste ano é uma caminhada desde as Sete Fontes, em Braga. Com cerca de 12 quilómetros de extensão, o percurso parte às 08h30 das imediações do Braga Retail Center, em São Victor, segue até à praia fluvial de Adaúfe e depois ruma à zona de lazer da Ribeira (“ilha de Figueiredo”), onde a chegada está prevista para as 12h30.

As inscrições para a caminhada são gratuitas, mas obrigatórias e podem ser feitas até ao dia 01 de agosto na Câmara Municipal de Amares e nas sedes da União de Freguesias de Amares e Figueiredo e Junta de Freguesia de São Victor. Em Adaúfe, quem pretender, poderá atravessar de uma margem para a outra em barcas.

No espaço da zona de lazer da Ribeira, à semelhança das edições anteriores, o Eco River começa às 10h00 e integra diversas atividades: canoagem, stand up paddle, tiro ao alvo, tiro com fisga, jogos tradicionais, jogo da corda, jogo das latas, jogo das tábuas, jogo das argolas, jogo dos sacos, trampolim gigante e insuflável aquático.

Das 12h30 às 13h30 decorrerá uma sessão de pilates e, a partir das 13h00, haverá porco no espeto. O evento integrará também animação musical, estando o encerramento marcado para as 19h00.

Esta quarta-feira, na apresentação do programa, o vereador do Ambiente da Câmara de Amares, Vítor Ribeiro, disse que o Eco River – que vai para a quarta edição – é já “uma marca” e que dará o “pontapé de saída” na programação ambiental de Verão, que terá outras iniciativas, nomeadamente em agosto.

“Queremos dar a conhecer zonas recônditas de Amares, de grande beleza natural, que são lugares fantásticos. A nossa intenção é dinamizar os espaços ribeirinhos”, garantiu o vereador.

Essa foi uma mensagem igualmente sublinhada pelo presidente da Junta de Amares e Figueiredo, Paulo Brito, que chamou a atenção para a importância de passar para a prática o projeto de criação de uma ecovia nas margens do Cávado e Homem. “Seria uma grande mais-valia para a valorização das nossas zonas ribeirinhas”, frisou.

Promovido pela Câmara Municipal de Amares, o Eco River é organizado em parceria com a Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo e este ano conta com a colaboração da Junta de Freguesia de São Victor (Braga).

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS