A Empresa Municipal Teatro Circo vai alterar a designação para “Faz Cultura –Empresa Municipal de Cultura de Braga”. A proposta será analisada na próxima reunião do executivo municipal de Braga, que se realiza esta terça-feira, dia 02 de abril.
“Considerando que a empresa tem vindo a ampliar, em anos mais recentes e em articulação com o Município de Braga, o seu âmbito de actividade e missão, que vai agora muito para além da gestão do equipamento cultural Theatro Circo (que esteve na génese da sua criação), verificou-se a necessidade de alterar a designação”, refere a autarquia.
O município lembra que a empresa tem atualmente à sua responsabilidade a gestão do equipamento cultural gnration, bem como a coordenação de projetos de “interesse estratégico” para a política cultural da cidade, como o são a Braga Media Arts – Cidade Criativa da UNESCO e a Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura.
“Esta alteração evidencia, por um lado, a referida necessidade de o nome ir ao encontro da atual atividade da empresa; e, por outro lado, é uma forma de ultrapassar algum ‘ruído’ na comunicação institucional potenciado pela semelhança de nome da instituição e do equipamento cultural Theatro Circo”, sublinha.
Segundo a Câmara de Braga, “uma vez que a alteração da designação da entidade obriga à atualização dos estatutos da empresa, e dado o caráter obrigatório desta alteração, optou-se por uma nova redação dos estatutos mais aproximada à realidade das demais empresas municipais, considerando, naturalmente, as especificidades da missão da futura ‘Faz Cultura'”.