A Betweien, uma empresa «spin-off» educacional da Universidade do Minho, lançou o livro digital “Guerreiros da saúde contra o coronavírus”, para ajudar os mais novos a agir face à atual pandemia. A edição – sublinha a Reitoria – é gratuita e pode ser descarregada no site da firma. Esta publicação infantil foi concebida num “tempo recorde” de 48 horas, desde textos, ilustrações, paginação, correções e verificação científica dos conteúdos.
O ebook – adianta a Universidade – explica de forma descomplicada o novo vírus de impacto mundial, de que forma podemos combatê-lo e como as crianças podem desfrutar do tempo em casa com a família, nesta época marcada pela incerteza e longe da escola. Aborda-se regras como lavar as mãos no tempo de uma canção, tossir e espirrar para o braço, acenar em vez de beijar, evitar maçanetas ou corrimões e adiar deslocações.
VÍRUS SUPERSTAR
“Sou um vírus superstar, veloz como a chita, salto de mãos em mãos descuidadas, ponho muita gente aflita”, lê-se. No final, as crianças “guerreiras” querem unir-se para vencer o desafio: “O principal é continuar a acreditar que todos vão ficar bem”. A obra didática quer contribuir para manter os mais novos informados, dotá-los com as ferramentas certas para atuarem e, por outro lado, afirma a responsabilidade social da Betweien.
A Betweien nasceu em 2011 em Braga e é liderada por Narciso Moreira, licenciado e mestre em Educação pela UMinho. A equipa – que inclui outros profissionais diplomados pela UMinho – aposta na inovação educativa, nomeadamente através de livros, cujos conteúdos podem aliar músicas, teatro, performances e debates em escolas e instituições de todo o país.
VÁRIOS TEMAS
Este projeto tem sensibilizado para vários temas e com parcerias de cantores, atores e youtubers, como títulos como “Deixa o bullying só” (João Só), “O planeta limpo” (Filipe Pinto), “Mariana num mundo igual” (Mariana Monteiro), “Diogo Piçarra em pessoa” (Diogo Piçarra), “Rita e a floresta dos legumes” (Rita Redshoes), “Livres e iguais” (Carlão), “Viagem para a amizade” (Susana Félix), “Amar-te e respeitar-te” (Jimmy P), “Na onda do Pedro” (Pedro Sousa), “O mistério das profissões” (Pedro Gonçalves), “A terra da Mentemática” (MathGurl), “Memória por Isaura” (Isaura), “Não te enredes na rede” (Fernando Daniel) e “Desafiar estereótipos” (Ana Bacalhau). A Betweien assume-se ainda como a única empresa portuguesa que promove o empreendedorismo júnior no ensino básico e secundário do país; um dos seus livros nesse âmbito, “Senhor empreendedorismo”, teve até edição angolana, destaque na “Forbes Brasil” e foi convertido em videojogo.