A Secção Norte da Ordem dos Engenheiros (OERN) defende a ligação de comboio directa entre Braga e Guimarães, em 10 minutos, uma proposta que não consta do Plano Ferroviário Nacional (PFN) recentemente aprovado e defendida pela esmagadora maioria dos deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Braga.
Contudo, o PFN optou pela implementação de um sistema de autocarros articulados do tipo BRT para ligar Guimarães a Braga, Fafe, Felgueiras e Famalicão. Já a Ordem quer uma nova linha para Norte litoral, além de uma outra para o Norte interior.
“O documento peca por falta de ambição e não percebemos qual é o projecto para o território. Dificilmente contribuirá para o reforço da coesão territorial”, lamentou, esta quarta-feira, o presidente do conselho directivo da OERN.
“Não me parece cabal pensar numa nova linha sem estar preparada a infra-estrutura”, disse Bento Aires em encontro com a comunicação social
Em vez de autocarros BRT, há uma proposta para construir uma linha de comboio directa entre Braga e Guimarães, com tempo de viagem máximo de 10 ou de 15 minutos se houver uma estação nas Taipas. Esta ligação sobre carris pode custar 400 ou 450 milhões de euros. Na opção mais barata, é necessário construir um túnel de cerca de 3,2 quilómetros. Na versão mais cara, o túnel terá de ter 4,5 quilómetros.
“Com esta opção, um comboio pode sair de Guimarães, passar pela nova estação de Braga e ir directamente até Vigo”, sinalizou o autor desta proposta, João Cunha, administrador do portal Portugal Ferroviário.
Se forem acrescentados cerca de 150 milhões de euros, Guimarães pode ficar a menos de uma hora de comboio de Viana do Castelo, com paragem em Barcelos e Braga. O comboio pode ser tão ou mais rápido do que o carro e com custo mais baixo para os passageiros.
A proposta de construção de uma nova linha entre Braga e Guimarães fica a metade do orçamento inicialmente defendido pelo secretário de Estado das Infra-estruturas.
Recorde-se que em Janeiro, Frederico Francisco considerou que a construção desta ligação ferroviária iria custar, “com facilidade”, “muitas centenas de milhões de euros”, podendo atingir os mil milhões de euros. Isso iria dever-se à construção de um túnel de nove quilómetros.
Foi ainda apresentada a proposta para a construção de uma nova linha de comboio na região de Trás-os-Montes, que pode atingir entre 3,5 e 4,4 mil milhões de euros.
A Associação Vale d’Ouro defende uma ligação ferroviária Porto – Vila Real em 44 minutos e entre Porto-Bragança em 1h15 (alta velocidade) ou 1h30 (serviço Intercidades). O ponto de partida é o aeroporto Francisco Sá Carneiro e não a estação de Caíde, como pressupõe o PFN.
Este estudo também prevê que a ligação Porto-Madrid via Zamora (e não via Salamanca) seja feita em duas horas e 45 minutos.
Com ECO