ERASMUS - EPATV apurou práticas de acolhimento a migrantes e refugiados em Itália

ERASMUS -
EPATV apurou práticas de acolhimento a migrantes e refugiados em Itália

Entre os dias 18 e 24 de Março de 2019, a EPATV participou numa reunião de tipo Evento de Formação conjunta do projecto Erasmus+ “Refugees and Migrants seeking their future in the United Europe – past-present-future”, que decorreu em Mascalucia, Itália.

Este projecto integra uma parceria estratégica entre escolas de 8 países, são eles Portugal, Chipre, Grécia, Itália, Roménia, Bulgária, Eslováquia e Turquia.

Nesta mobilidade participaram coordenadores, professores e membros da direcção das escolas parceiras. Visitaram-se quatro centros de acolhimento de refugiados menores desacompanhados onde houve oportunidade de assistir a palestras e debates informais com os menores, que permitiram contactar realidades longínquas dos países de origem.

PUBLICIDADE

Os participantes assistiram ainda a dois workshops, um sobre o tema do ensino em duas línguas (país de origem-país de acolhimento) e outro subordinado à temática das diferenças entre os hemisférios Norte e Sul.

Posteriormente, os coordenadores reuniram no sentido de aprovar as minutas da reunião, efectuar um balanço das actividades do projecto e de preparar a reunião final, a decorrer em Chipre, em Junho deste ano.