EDUCAÇÃO –EPATV comemora 25 anos e quer «continuar a inovar e fazer diferente»

EDUCAÇÃO –
EPATV comemora 25 anos e quer «continuar a inovar e fazer diferente»

O Director Geral da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) garantiu que a escola «tem muito orgulho» nos 25 anos de actividade que comemora esta quinta-feira e que vai «continuar a pensar diferente, a ter uma actuação tendente à mudança e a ser inovadora e empreendedora». O Secretário de Estado da Educação, João Costa, marcou presença nas comemorações.

No seu discurso, João Luís Nogueira disse que a EPATV pretende «formar não só bons técnicos mas também bons cidadãos», apostando numa formação que, «além de qualificações, pretende dar competências» a quem a frequenta.

PUBLICIDADE

Destacou também a importância dos professores, assegurando que a partir deste ano lectivo «deixaram de existir contratos a prazo», o que permite «aumentar as condições de trabalhos e acabar com a precariedade».

Segundo o Director Geral, em 2017, 87% dos alunos que saíram da EPATV estão a trabalhar ou a estudar. «Desse total, 74 têm empregos efectivos conferidos pela Segurança Social e 13% avançaram para o prosseguimento de estudos», detalhou.

Actualmente, a Escola Profissional Amar Terra Verde integra 720 alunos e tem 78 professores.

 

PEDIDOS AO GOVERNO E A VILELA

Por considerar que a escola «contribui para o engrandecimento das estatísticas em Portugal», João Luís Nogueira aproveitou a presença do Secretário de Estado da Educação para pedir que o ingresso dos alunos em escolas profissionais «seja mais facilitado».

Denunciou a «existência de alguns vetos de gaveta», por parte de directores de agrupamentos de escolas públicas que «dificultam» a saída dos alunos para as escolas profissionais, o que «impede que se cumpram as metas definidas pela Agenda 2020 de ter 50% de alunos de nível secundário em percursos profissionais de dupla certificação».

«Não temos conseguido aumentar a percentagem de alunos a frequentar o profissional. Neste momento, estamos nos 38%. Este ano, tivemos uma redução de duas turmas, de 32 passámos para 30», disse.

Esse é um facto também motivado «pela demografia», pelo que João Luís Nogueira deixou outro apelo, dirigindo-se ao presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela.

«Precisamos de impedir que os alunos fujam para Braga. Isso acontece porque, para os alunos da zona Sul do concelho, o transporte é mais fácil para Braga do que para o centro de Vila Verde. Se não queremos perder esses alunos para Braga, temos que ter as mesmas condições de transporte», apontou.

 

APOSTA DO GOVERNO NO “PROFISSIONAL”

O Secretário de Estado sublinhou o percurso feito pela escola ao longo dos 25 anos que leva de actividade, garantindo que o Governo está apostado na valorização do ensino profissional, que considera «muito importante».

«Hoje, escolher o ensino profissional é fazer uma escolha inteligente. É um trabalho que mobiliza a todos e o Governo tem feito um trabalho de aprofundamento das necessidades de qualificações», frisou.

Dirigindo-se aos alunos, João Costa disse que «todas as profissões são importantes» e apelou a que sejam «cidadãos críticos, capazes de resolver problema, de inovar, de fazer perguntas e que não saibam apenas cumprir rotinas».

 

JANTAR ENCERRA ANIVERSÁRIO

O Dia da EPATV fecha com um Jantar de Gala, a partir das 20h00, que terá também cariz solidário em favor do Rancho Típico Infantil de Vila Verde. O jantar decorrerá no Solar da Levada, em Amares.

Ao longo do dia, decorreu a ExpoTécnica e a cerimónia de entrega de diplomas aos alunos finalistas do ano lectivo anterior, os prémios de mérito aos alunos dos Cursos Profissionais e CEF e os diplomas aos adultos certificados pelo Centro Qualifica.

Na sessão solene, foi apresentada uma monografia dos 25 anos da EPATV – feita pelo ex-aluno Filipe Lopes – e assinados os protocolos com as empresas parceiras, nomeadamente a DST e o Hotel Meliá.

Antes do momento de cantar os parabéns e cortar o bolo de aniversário, foi inaugurado um painel comemorativo em azulejo, concebido pelos docentes Fátima Pimenta e Ricardo Cabral.