Uma delegação da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), constituída por quatro professores, participou no Seminário Eco-Escolas, que decorreu entre 17 a 19 de Janeiro, em Lisboa, “Capital verde europeia 2020”.
Durante três dias foram debatidas «diferentes formas de ajudar a combater as alterações climáticas bem como estratégias para uma cidadania sustentável», revelou Paula Costa, coordenadora do projecto Eco-Escolas da EPATV, que incluía os professores José Dantas, Clara Sousa e José Carlos Dias.
A secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, classificou o Projeto Eco-Escolas como uma «onda nacional de sucesso, fruto de um trabalho conjunto que, há mais de 20 anos, transmite aos mais jovens a importância da biosfera».
A EPATV inscreveu-se pela primeira vez no programa Eco-Escolas no ano lectivo 2007/2008 e desde então foi sempre galardoada com a Bandeira Verde, reconhecendo as boas práticas ambientais que tem adotado com toda a comunidade escolar.
Após dois dias de debates na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, o dia 19 foi preenchido com diversas visitas a seis locais de Lisboa, todas elas com enfoque na sustentabilidade, como o Jardim Zoológico, a Estufa Fria, Encosta de Campolide, Fábrica de Água de Alcântara, Parque de Monsanto e Museus de Lisboa.
O programa do Seminário Nacional Eco-Escolas 2020 incluiu diversos painéis, com destaque para os temas Comunidades Sustentáveis, Alterações Climáticas e Espaços Exteriores. O sábado de manhã foi enriquecido com a presença de Charles Hopkins, em representação da UNESCO.
Os docentes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, assim como o Museu Rafael Bordalo Pinheiro, ambos localizados no Campo Grande.