Cinco elementos em permanência para socorro mais rápido - Equipa EIP de Terras de Bouro já está no terreno

Cinco elementos em permanência para socorro mais rápido -
Equipa EIP de Terras de Bouro já está no terreno

Os cinco elementos da equipa de intervenção permanente de Terras de Bouro já estão escolhidos e desde o início do mês disponíveis 24 horas por dia. Hoje, foram apresentados, formalmente, numa cerimónia que contou com a presença do Comandante Distrital da Protecção Civil.

Para o Presidente dos Bombeiros de Terras de Bouro, Manuel Tibo, «esta era uma necessidade básica do Concelho. É uma equipa que está disponível para todo o tipo de socorro de forma permanente e num Concelho onde há desportos radicais, caminhadas em trilhos e actividades de montanha tornava-se uma urgência».

Os cinco elementos já eram bombeiros com o mínimo de dois anos de experiência e foram escolhidos através de um concurso. Para Manuel Tibo, «são mais cinco postos de trabalho criados no Concelho». Esta equipa irá engrossar, também, o socorro no Parque Nacional da Peneda Gerês.

PUBLICIDADE

Comandante

Aliás, isso mesmo foi referido pelo Comandante, José Amaro: «queremos especializar esta equipa no resgate e salvamento em montanha. Para Terras de Bouro é uma mais-valia porque passamos a ter uma resposta permanente em termos de socorro durante o dia, que era onde tínhamos mais dificuldades».

«Agora podemos ter uma segunda e terceira saída», refere o Comandante que quer especializar esta equipa em resgate em trilhos ou quedas «porque acontecem em zonas de difícil acesso e podemos assim ter um socorro mais rápido».

Num concelho com uma taxa de emigração elevada, José Amaro tem um desejo: «gostaria de ter mais população para poder recrutar mais voluntários porque em termos de material e viaturas estamos bem servidos».