BRAGA - Escola de Medicina da UMinho celebra 19 anos

BRAGA -
Escola de Medicina da UMinho celebra 19 anos

A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM) assinala esta terça-feira o seu 19º aniversário, numa cerimónia que conta com o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e que inclui homenagens a cinco personalidades. A sessão – adianta a Reitoria – decorre das 10h00 às 12h30, no auditório Zulmira Simões da EMUM, no campus de Gualtar, em Braga. A entrada é livre.

O programa inicia-se pelas 10h00 com um momento musical e a graduação dos estudantes. Seguem-se as intervenções dos representantes dos alunos recém-graduados, Ana Oliveira e Bárbara Coimbra, do presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina, José Filipe Costa, da presidente da Alumni Medicina, Marina Gonçalves, e de Cecília Leão, cofundadora e antiga presidente da EMUM.

A cerimónia prevê, ainda, a entrega dos prémios anuais a investigadores, professores e estudantes que se destacaram pelo seu trabalho e competência, bem como as homenagens a Elisa Torres, coordenadora da unidade de diabetes do Hospital Senhora da Oliveira (Guimarães), a Abel Rua, da direção clínica do Hospital de Braga, a Sérgio Machado dos Santos, antigo reitor da UMinho, a Jorge Pedrosa, ex-diretor do ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, e a Cecília Leão. A sessão solene termina com os discursos do bastonário Miguel Guimarães, do presidente da EMUM, Nuno Sousa, e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. Segue-se um convívio e o corte do bolo de aniversário, no átrio da Escola.

PUBLICIDADE

De tarde, estão agendadas atividades a partir das 15h00, como o desafio MedEd, a atuação da Orquestra Comunitária, a sessão “Vem descobrir o Erasmus”, o jogo “bubble football” e as performances musicais dos projetos Ezequiel, We Find You, The Silent Box e G’ZUZ.

ESCOLA DE REFERÊNCIA

A EMUM – que até Outubro de 2016 se designava Escola de Ciências da Saúde – é das mais recentes da UMinho e uma referência na área. Ao longo dos seus 19 anos destaca-se a qualidade e diversidade dos programas académicos, como a parceria com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson (EUA); a afirmação da investigação através do laboratório associado ICVS/3B’s, tendo vários projetos com fundos europeus; o impacto do Centro Clínico Académico, que realiza um terço dos ensaios clínicos em Portugal; a criação do Biotério; o certificado mundial “Aspire” pelo ensino de excelência e pelo envolvimento dos alunos; e o primeiro lugar nacional desde 2008 (ano dos primeiros graduados) nos exames de seriação para a especialidade médica. O site oficial é www.med.uminho.pt.