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EDUCAÇÃO

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Escolas de Terras de Bouro receberam oficinas de leitura e escrita criativa

No âmbito do projecto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, promovido pela Câmara Municipal de Terras de Bouro, foram dinamizadas diversas oficinas de leitura e escrita criativa pela professora e contadora de histórias Estefânia Surreira, no decorrer do período lectivo.

O projecto começou em Novembro, com“A Carochinha e o João Ratão”, de Luísa Ducla Soares, destinada aos alunos do 3º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e os alunos do 3º e 4º ano das Escolas Básica de Rio Caldo e do Gerês.

Seguiram-se “Os heróis do 6º F”, de António Mota, destinada aos alunos do 6º C da Escola Básica de Rio Caldo, e “A viúva e o papagaio”, de Virgínia Woolf, para os alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro;

“Rosa, minha irmã Rosa”, de Alice Vieira, destinada aos alunos do 6º ano da Escola Básica de Rio Caldo; “Sonho de neve”, de Eric Carle, e “As prendas do Rei Leão”, do livro “As mais belas fábulas africanas”, de Nelson Mandela, tiveram como público-alvo os alunos do 5º ano da Escola de Rio Caldo;

Ao longo do mês de Dezembro, foi a vez de “Trinta por uma linha”, de António Mota, destinada aos alunos do 3º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e os alunos do 3º e 4º ano das Escolas Básica de Rio Caldo e do Gerês.

Houve ainda duas vídeo-conferências com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, para os alunos do 2º J e 4º D, assim como uma palestra sobre Luís de Camões, destinada aos alunos do 9º B, 9º C e 10º ano e, no contexto do mesmo tema, foi lançado um desafio aos alunos do 10º ano para conceber um desenho para estampar em t-shirts.

Em Janeiro, foi abordada a obra “Os Lusíadas”, destinada aos alunos do 9º ano e, no contexto do mesmo tema, foi oferecido um marcador de livro a cada um dos alunos.

«A dinamização destas oficinas contribui para a sensibilização dos alunos para a importância da leitura e o desenvolvimento das competências de escrita, de forma lúdica, observando-se um excelente empenho e interesse por parte dos alunos», refere a autarquia.

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