AMARES –  Escolas servem papas de sarrabulho para preservar a tradição

AMARES –
Escolas servem papas de sarrabulho para preservar a tradição

As escolas do concelho de Amares serviram, esta quinta-feira, as tradicionais papas de sarrabulho, uma iniciativa da Câmara Municipal com o objectivo de preservar a tradição e levar os mais novos a experimentar esta iguaria típica.

O vice-presidente da autarquia, Isidro Araújo, explicou que no caso da EB 2,3 e da Escola Secundária as papas foram o prato principal da refeição desta quinta-feira, enquanto nos Centros Escolares, junto dos alunos mais novos, foi feita uma degustação.

PUBLICIDADE

Ao todo, foram servidos cerca de 1100 pratos de papas de sarrabulho, acompanhadas por arroz branco.

Em geral, a aceitação dos alunos foi positiva, sendo que alguns deles revelaram que foram propositadamente à cantina para provar as papas de sarrabulho confeccionadas pelas cozinheiras escolares.

Segundo a Câmara, esta foi uma medida lançada este ano, pela primeira vez, «considerando que para além da resposta às necessidades energéticas e nutricionais, as refeições escolares devem responder a outros objectivos, nomeadamente pedagógicos, sociais, de saúde, ambientais e culturais, preservando as tradições e saberes ancestrais».

Foi também uma forma de antecipar a 17º edição do Festival de Papas de Sarrabulho de Amares, que arranca já este sábado e estende-se até terça-feira, numa tenda de grande dimensões instalada no recinto do mercado municipal.

Desenvolvimentos na edição impressa de Março