Nos últimos cinco dias, a guarda civil espanhola realizou diversas operações ao longo da costa andaluza e do rio Guadalquivir com o objectivo de atacar o núcleo logístico de clãs da droga.
Segundo o El País, no total, foram apreendidos seis barcos de traficantes e 400 litros de combustível destinados ao abastecimento. Também foram detidas cinco pessoas.
Nas diversas acções, que se concentraram principalmente no canal do Guadalquivir e nas costas de Cádiz e Huelva – embora se tenham estendido a toda a costa andaluza e também a Portugal -, a Guardia Civil apreendeu quatro embarcações semi-rígidas e outras duas de menor dimensão supostamente utilizadas como apoio logístico.
A operação que se estendeu a Portugal contou com a participação da GNR e, nessa acção, uma pessoa foi detida e um barco de traficantes foi interceptado quando tentava fugir de um barco patrulha do Serviço Marítimo, em Faro.
Refere ainda o El País que Portugal se tornou um dos principais pontos de produção e transporte de barcos de droga de alta potência, utilizados pelos clãs do estreito para transportar haxixe de Marrocos.