Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
ESPOSENDE

ESPOSENDE -
“Esposende Ambiente” subscreveu documento de adaptação dos serviços de águas às alterações climáticas

A “Esposende Ambiente”, entidade gestora de água e saneamento no concelho de Esposende, subscreveu na passada terça-feira a Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas, proposta pela Associação Portuguesa dos Distribuidores de Água (APDA).

Na cerimónia, que decorreu no Pavilhão da Água, no Porto, Paulo Marques, presidente do Conselho de Administração da “Esposende Ambiente” assinou o documento que formalizou a intenção da empresa municipal de «agir face ao maior desafio que os serviços de água enfrentam».

Desta forma, o Município de Esposende assume também «o compromisso de contribuir para um sector mais resiliente», ao mesmo tempo que «assegura as necessidades básicas do ser humano».

Paulo Marques sublinhou que a “Esposende Ambiente”, em colaboração com o Município, tem «actuado de forma orientada para a promoção de uma sociedade desenvolvida, igualitária e solidária».

Nesse contexto, explica o presidente da empresa municipal, «é primordial afiançar o cumprimento do direito humano à água e saneamento para as próximas gerações, a quem o impacto das alterações climáticas afectará de maneira considerável».

Este documento está também alinhado com os instrumentos europeus já implementados em Portugal, como o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e a Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima.

Esta nova Lei Europeia do Clima tem vários objectivos e medidas de adaptação e mitigação, onde se destacam as relacionadas com a economia circular, com a melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade actual e futura aos efeitos das alterações climáticas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS