O Município de Esposende aprovou a atribuição de apoios financeiros no montante global de 36.717,71 euros.
Da verba, 32.482,08 euros destinam-se à Junta de Freguesia de Antas, nomeadamente 30.600.00 euros para apoio à aquisição de um veículo de transporte de passageiros e 1.882,08 euros para reparação do trator ao serviço da freguesia.
No que respeita à viatura, o apoio do Município corresponde a 90% do valor total, em conformidade com o estipulado para comparticipações desta índole.
Para a Junta da União das Freguesias de Belinho e Mar, a Câmara Municipal vai transferir 2.021,63 euros, para fazer face às despesas a suportar com a revisão de preços referente à construção dos sanitários públicos, junto ao Adro da Igreja Paroquial de Belinho.
O executivo municipal deliberou, também, apoiar o Centro Social da Juventude de Belinho, com o montante de 2.214.00 euros, para a realização de uma auditoria financeira à instituição, agora aos comandos de uma nova direção, de modo a apurar a real situação das contas da instituição para delinear a sua estratégia de gestão.
A atribuição destes montantes enquadra-se na estratégia de apoio às Juntas de Freguesia e associações do concelho, cumprindo as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Na mesma reunião de Câmara, o Município aprovou a celebração de um protocolo de colaboração com a APACE – Associação Protetora dos Animais do Concelho de Esposende, com vista à promoção e proteção dos direitos dos animais e a melhoria da forma como os animais vivem e são cuidados, de acordo com as normas e legislação em matéria de bem-estar animal. Esta parceria insere-se no âmbito do Plano Municipal de Bem-Estar Animal.