Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Esposende assinala 48.º aniversário do 25 de Abril com pensamento na guerra na Ucrânia

O espectáculo ‘Cantar Abril’, protagonizado por Ana Deus e Eleonor Picas, foi o momento alto das celebrações do 25 de Abril desta segunda-feira em Esposende. Paulo Carvalho, com ‘E Depois do Adeus’, encerra programa no próximo domingo, Dia do Trabalhador.

Após a cerimónia de hastear das bandeiras de Portugal e do município, que abriu a sessão oficial, o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, destacou a importância de celebrar a data, “como acto de cidadania e garante da Liberdade” e de “compromisso para com os valores democráticos com que se rege o nosso país

“A Revolução dos Cravos libertou Portugal de um regime autoritário que vigorava há mais de 40 anos e assinalou a terceira vaga do processo de democratização da Europa, envolvendo, também, Espanha e Grécia”, lembrou o autarca

Falando perante os eleitos dos órgãos autárquicos e do presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva, o autarca assinalou que “decorridos quase 50 anos, em tempos que congregam na liderança nados nas gerações X, Y, Z e W; onde a geração Alfa pisca os olhos ao futuro; seria impensável que o Velho Continente fosse confrontado com uma guerra extemporânea e devastadora”.

Benjamim Pereira lembrou ainda que “a liberdade é o nosso tesouro mais precioso. Por isso, mais que nunca, impõe-se ensinar para a integração, para o humanismo e para a aceitação da diferença. Hoje, mais que nunca, impõe-se educar e trazer a história para a actualidade, para que não se cometam os mesmos erros”.

O programa de ‘Viver Abril’ para esta segunda-feira contemplou, na zona ribeirinha, o tradicional atelier de Papagaios e no Auditório Municipal a, apresentou o espectáculo ‘Inquietação’, uma produção colectiva do projecto AMAReMAR – Arte e Comunidade, que resulta do trabalho das suas diversas oficinas, nomeadamente de música, teatro, ilustração e costura criativa.

As comemorações continuam na próxima sexta-feira, às 21h30, no Auditório Municipal com o espectáculo ‘The freedom to dance…’, pelo grupo de dança Ás do Saber, e coreografia de Hugo Fernandes, e que visa, igualmente, assinalar o Dia Mundial da Dança.

A encerrar a edição de 2022 das comemorações do 25 de Abril, Esposende acolhe Paulo de Carvalho, intérprete de ‘E Depois do Adeus’, a primeira senha da Revolução. O concerto realiza-se no dia 1 de Maio, às 21h30, também no Auditório Municipal, e integra a digressão ‘60 anos de carreira’ do artista. Neste concerto, Paulo de Carvalho apresenta-se com o pianista cubano Victor Zamora, seu parceiro musical de muitos anos.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS