Integrado na programação do mês de outubro, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, promoveu o workshop “Livro Livre”, dinamizado pela ilustradora Danuta Wojciechowska.
«“Livro Livre” é um projeto que pretende contribuir para a cidadania ativa numa reflexão sobre a Democracia e os Direitos Humanos», realça a autarquia esposendense, em nota envia à imprensa.
O marco histórico que o 25 de Abril representa e os Direitos e Liberdades consagrados na Constituição Portuguesa são os eixos centrais dos desafios propostos por este livro.
No âmbito dos 50 anos do 25 de Abril, a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende, da qual a Biblioteca Municipal faz parte, vai desenvolver este projeto juntamente com os professores do 9.º ano.
«Este workshop pretendeu, assim, orientar os professores e dotá-los de ferramentas para o desenvolvimento do projeto com os alunos, através da elaboração de um trabalho autónomo em sala de aula», assinala.
De acordo com a câmara de Esposende, «posteriormente, será realizada uma sessão pública de apresentação dos livros concebidos pelos jovens estudantes, que assumem aqui o papel de coautores».
Este projeto integra-se na estratégia cultural e educativa do Município, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, e representa um investimento de 4.500 euros.
Além deste workshop, a autarquia financia a aquisição de 1 livro por aluno e por professor, perfazendo um total de 400 livros.