A Câmara de Esposende está a implementar o projecto Semear Afectos, decorrente de uma candidatura ao programa nacional Bairros Saudáveis, um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida.
De acordo com a autarquia, o projecto pretende proporcionar “uma melhoria no bem-estar físico, psicológico e social das famílias residentes na zona sul da cidade na medida em que possibilita a criação de espaços para o relacionamento inter-geracional, semeando afectos entre todos, tornando-se um Bairro Saudável”.
O Programa Bairros Saudáveis é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Em Esposende, o projecto, com a parceria, como entidade promotora, da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, tem como epicentro a zona sul de Esposende, razão pela qual surgem como parceiros a Associação de Moradores do Bairro da Central, a Associação Cultural e Recreativa de Amigos dos Idosos de Esposende e a Associação de Pescadores Profissionais, às quais se associam as empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000 e a Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.
Semear Afectos pretende promover “a participação e a cidadania activa das pessoas, criando sinergias entre os moradores e as associações locais, na implementação de um plano de acção comum, capazes de promover a inclusão social das pessoas mais vulneráveis”.
Já no passado dia 2 decorreu uma reunião com os parceiros do projecto e a entidade promotora com o intuito de cada parceiro definir que contributos poderá prestar tornando o projecto mais enriquecedor.
TRÊS ÁREAS
No âmbito do Projecto Semear Afectos, será desenvolvido um programa de sensibilização e informação da comunidade para as questões ligadas à sustentabilidade ambiental, além de fomentar a educação para a saúde na comunidade e melhorar as condições de acessibilidade a idosos com mobilidade reduzida e pessoas portadores de deficiência motora.
A iniciativa que marca o arranque do projecto define a concepção do espaço global que contempla três áreas distintas: uma horta comunitária que estimule a prática agrícola, zona de lazer para acolher eventos e um espaço para acolhimento de ninhadas de gatos, denominado Mimo por Mimo e que visa organizar o processo de adopção, sob orientação do Serviço de Protecção Animal e Veterinário.
As acções de envolvimento da comunidade prevêem a realização de workshops, abordando temáticas do interesse da comunidade e que integre elementos da própria comunidade que partilhe experiências e conhecimentos.
Será criada uma churrasqueira, promotora de uma maior interacção social e partilha de experiências, contribuindo para a organização, limpeza e asseio do espaço público junto ao polidesportivo do Bairro da Central.
De resto, o projecto contempla “uma forte componente de sensibilização ecológica para a saúde pública através da criação de postos de depósito de resíduos”.
Outro objectivo do Semear Afectos, designado 100 Barreiras, procura atender às necessidades da comunidade, no que diz respeito ao acesso ao bairro, eliminando ou diminuindo barreiras arquitectónicas.
As iniciativas alargam-se à literacia digital, para combater a solidão na comunidade e permitir um sentimento de maior proximidade e sensibilizar para a importância da prática do exercício físico.
Este projecto tem um amplo alcance na promoção da cidadania activa, fomentando a constituição de uma Associação Bairros Saudáveis, dando continuidade ao trabalho realizado neste projecto.