Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Esposende lança ‘Roteiro Acessível’ para pessoa com deficiência

O Centro de Informação Turística recebeu a apresentação do ‘Roteiro acessível na cidade de Esposende: uma proposta inclusiva’, desenvolvido pelo município de Esposende, anunciou a autarquia em comunicado. A iniciativa assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A par deste instrumento facilitador da divulgação turística, foi também apresentado o filme desenvolvido a partir da narrativa turística infanto-juvenil, ‘Sebastião e Clarinha’, editada pelo município, em colaboração com diversas escolas do concelho e que agora ganha a vertente inclusiva, em animação gráfica da autoria de Luís Vieira.

Estes novos suportes, desenvolvidos no âmbito do ESacessível, programa municipal que visa promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, propõe uma abordagem ao Turismo Acessível ou Turismo para Todos, conceito de reconhecida responsabilidade social e sustentabilidade para os territórios.

Disponível em diversas línguas, o roteiro apresenta leitor de ecrã com reprodução dos conteúdos informativos através de leitura de voz, e estará brevemente disponível em Língua Gestual Portuguesa.

O roteiro, detém ainda variada informação acerca das acessibilidades dos serviços de restauração da cidade, através de uma legenda própria, que identifica as acessibilidades físicas de cada estabelecimento.

‘SEBASTIÃO E CLARINHA’

O filme de animação gráfica ‘Sebastião e Clarinha’ é o resultado do estágio curricular de Luís Duarte Vieira, aluno do Curso Técnico Superior Profissional Audiovisual Digital, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que decorreu na autarquia de Esposende, entre os meses de Abril e Setembro. Por via da sua condição de saúde, que condiciona a sua mobilidade, Luís Vieira é também um exemplo de resiliência e superação pessoal.

“O município de Esposende, reconhecendo o crescente valor estratégico do turismo, proporciona a vertente de destino mais inclusivo, disponibilizando as condições para que todos possam experienciar o território”, refere o comunicado.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS