O executivo municipal de Esposende aprovou esta quinta-feira uma moção que apela à ministra da Saúde que a vacinação contra a covid-19 de idosos com mais de 80 anos e pessoas com idade superior a 50 anos com patologias se realizem no concelho e não em Barcelos, como está previsto, evitando, deste modo, a deslocação.
A moção, explica o presidente da Câmara Municipal, é justiça com o facto de que, no âmbito do Plano Nacional de Vacinação referente à covid-19, “estar prevista, concretamente nesta primeira fase, a criação de um posto de vacinação por cada um dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), o que pressupõe que, no que se refere ao concelho de Esposende, tal se concretize em Barcelos”.
“Não obstante a compreensão das dificuldades técnicas que envolvem este processo, não apenas a constituição de equipas de profissionais e a preservação das vacinas no frio, é certo que a deslocação dos nossos idosos para Barcelos envolve um custo pessoal para todos, nomeadamente ao nível das dificuldades de deslocação”, afirma Benjamim Pereira.
O autarca sustenta que “apesar do município e de todas as juntas de freguesia locais terem estado em sintonia quanto ao apoio a dar aos munícipes para essa mesma deslocação, no seguimento do pedido formulado pelo ACES, em reunião de 1 de Fevereiro, o certo é que é da maior importância que haja em Esposende postos de vacinação para maior conforto e até segurança da nossa população”.
O município apela a Marte Temido para que “a estratégia nacional de vacinação possa ser repensada”, uma vez que “não nos foi dada outra alternativa”.
“Neste contexto de pandemia que atravessamos, o município esteve e estará sempre empenhado na procura e aplicação das medidas mais adequadas e eficazes em cada momento, contribuindo para ajudar a combater e mitigar a doença”, afirma Benjamim Pereira, assinalando que “estamos, como sempre estivemos, disponíveis para colaborar com as entidades de saúde e com as demais autoridades envolvidas neste processo”.
Salientando a importância da existência da vacina contra a Covid, que traduz “o princípio do fim da pandemia”, o autarca afiança que “o município quer o melhor para os seus munícipes e é nisso que tem estado empenhado”.
A moção a Marta Temido, apresentada pelo presidente do município, Benjamim Pereira, e aprovada por unanimidade, é igualmente endereçada ao ACES Cávado III, à ARS – Administração Geral de Saúde, à DGS e à Assembleia Municipal esposendense.