Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Esposende passa a ter Centro de Atendimento Clínico para casos não urgentes e pouco urgentes

Um Centro de Atendimento Clínico (CAC) para situações agudas de menor complexidade e urgência clínica vai abrir este sábado, no Hospital de Esposende, no âmbito de um acordo de cooperação celebrado entre a Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) e a Santa Casa da Misericórdia.

“Este novo serviço tem como objetivo disponibilizar alternativas de atendimento a doentes classificados como não urgentes (cor azul) e pouco urgentes (cor verde), permitindo uma resposta mais célere e adequada às suas necessidades de saúde”, refere a ULSBE, em comunicado.

O CAC constitui-se como uma unidade de prestação de cuidados de saúde, desenvolvida em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), oferecendo uma alternativa de atendimento para utentes com situações de menor complexidade.

Os utentes poderão ser encaminhados para o CAC através do SNS24 e/ou do Serviço de Urgência da ULSBE, mediante agendamento prévio, num modelo semelhante ao do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”.

“Esta abordagem visa otimizar os recursos de saúde disponíveis e reduzir a afluência às urgências hospitalares. Está previsto que o CAC funcione de segunda-feira a sábado, entre as 08h00 e as 20h00, com a disponibilização de 14 vagas diárias para atendimento. Numa primeira fase, o serviço funcionará exclusivamente ao sábado, com possibilidade de expansão progressiva de acordo com a procura e as necessidades identificadas”, explica a ULSBE.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS