De forma a assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemorou a 10 de Outubro, o município de Esposende vai promover, no próximo dia 17 de Outubro, o 1.º Encontro Municipal de Saúde Mental.
O evento, que vai decorrer no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a partir das 14h30, tem como objectivos «apresentar e promover o desenvolvimento de projectos do município nesta área», bem como «alertar e sensibilizar a comunidade para esta problemática».
Assim, será feita a apresentação do “Espaço PsIntegrar”, uma resposta municipal de acompanhamento psicológico no trauma e no luto, e será formalizada a Rede Municipal de Psicologia de Esposende.
O programa integra também a assinatura do Protocolo de Colaboração a estabelecer entre a Câmara Municipal de Esposende e a Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Na abertura do encontro, o Presidente da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos, Eduardo Carqueja, vai versar sobre o tema “As Autarquias e a Literacia em Saúde Psicológica”, seguindo-se a comunicação da Psicóloga Clínica Sofia Andrade sobre a temática “Resignificar a Perda: Conceptualizar e Intervir no Luto”.
A organização aponta que «encontro pretende constituir-se como um espaço de reflexão sobre a promoção da literacia em saúde psicológica e do bem-estar ao nível local», estando aberto a todos os interessados.
A participação é gratuita e não carece de inscrição prévia.