No mês em que se assinala o “Dia Internacional da Mulher”, o Município de Esposende promove a 2.ª edição do evento “WOWman – Mulher, Tantos Mundos”, assumido como um contributo local para os desafios globais lançados pela Organização das Nações Unidas no que se refere à valorização da mulher.
Através de diversas manifestações como tertúlias, acções de sensibilização/formação e um concerto – que visam «promover o envolvimento activo da comunidade» – pretende-se «celebrar as conquistas mas também reflectir sobre o tanto que falta cumprir, a este nível, nos mais diversos contextos». Nesta edição, será dado destaque à temática da igualdade de género.
PROGRAMA
O evento inicia no próprio “Dia Internacional da Mulher,” a 8 de Março, com uma tertúlia dedicada ao tema “Onde se esconde a (des)igualdade de género na minha vida?! Sensibilização para vivências empoderadas”. Esta actividade destina-se prioritariamente a alunos do ensino secundário do Concelho e decorrerá no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a partir das 10h. A dinamização da conversa estará a cargo de Sara Magalhães e Rita Grave, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE).
No mesmo dia e local, às 14h30, decorrerá outra tertúlia, dedicada à temática “O papel das Equipas para a Igualdade na Vida Local (EIVL) para a integração e transversalização da Igualdade de Género nos Municípios: reflexões e desafios”. Aberta ao público em geral, a acção contará com a presença das EIVL da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, incluindo a de Esposende. A sessão será moderada por Sara Magalhães, da FPCE da Universidade do Porto.
No plano cultural, a segunda edição do “WOWman” contará com um concerto da prestigiada cantora e trompetista de jazz Jéssica Pina, que terá lugar no dia 18 de Março, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende.
Integrada no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2022-2027, a edição 2023 do “WOWman” integrará ainda duas acções de sensibilização/formação, em parceria com a CIM Cávado. A primeira terá lugar no dia 14 de Março, às 10h, no Centro de Informação Turística, e será dedicada à temática da violência contra as mulheres e violência doméstica. A sessão, dinamizada por Leandra Morais, psicóloga e técnica de apoio à vítima, terá como público-alvo estratégico técnicos/as de intervenção social directa, da saúde, da educação, profissionais da justiça, das forças de segurança, dos Bombeiros, da Cruz Vermelha e da Protecção Civil. No dia 20 de Março, às 9h30, e em formato on-line, decorrerá a segunda sessão, dirigida a dirigentes e responsáveis de serviços municipais, sendo dedicada à temática da Igualdade de Género e Não Discriminação. A sessão será dinamizada por Ana Guerreiro, doutorada em Criminologia.