Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Esposende reforça valor anual para cheque veterinário

A Câmara de Esposende aprovou em reunião do Executivo Municipal a duplicação da verba protocolada com a Ordem dos Médicos Veterinários para o Cheque Veterinário, passando de 7. 500 para 15.000 euros anuais.

A medida, aprovada por unanimidade, tem em conta, refere a autarquia em nota à imprensa, “o crescente número de animais que têm vindo a ser intervencionados no âmbito dos projectos e protocolos celebrados com as várias entidades intervenientes no território em matéria de saúde pública e de bem-estar animal, em vigor desde 2018”.

A nota adianta que em causa está não só a prestação de cuidados médicos a animais socorridos pelo veículo de socorro animal do Bombeiros Voluntários de Fão e encaminhados pela equipa do Gabinete Municipal de Protecção Animal e Veterinária, mas também a realização da esterilização de todos os animais adoptados e do programa CED (Captura, Esterilização e Devolução de felinos).

“Além disso, há a considerar a permanência nas clínicas de ninhadas e outros animais, durante pequenos períodos de tempo, devido à inexistência de instalações para a sua permanência e enquanto aguardam encaminhamento para adopção” acrescenta.

O município avança que “em 2020 foram esterilizados aproximadamente centena e meia de animais e, este ano e até ao momento, já foram intervencionados 121 animais, sendo que o preço pago pelas esterilizações (definido no protocolo celebrado com a Ordem dos Médicos Veterinários), varia com a espécie, género e peso, sendo acrescido de IVA (23%), podendo uma esterilização variar entre os 40 e os 200 euros”.

Acresce a isto que o número de denúncias/pedidos de esterilização de gatos cresce diariamente, sendo que, em 2021, o programa CED abrandou na sua execução e é agora prioritário o seu reinício, pelo que se impunha o reforço do montante afecto ao Cheque Veterinário.

Esta medida enquadra-se no Plano Municipal para o Bem-Estar Animal e pretende contribuir para a concretização dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, que Esposende subscreveu.

“Associada a este desígnio está também a campanha de incentivo à adopção de animais que o município tem em curso, a qual visa enfatizar a importância da adopção consciente e valorização da protecção dos animais e pretende sensibilizar a comunidade para a realidade dos animais de rua, alertando os munícipes para a importância de lhes garantir um lar, onde possam ser acolhidos e acarinhados”, remata a autarquia.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS