REGIÃO

REGIÃO -
Esposende serve à mesa “Lampreia & Companhia” de 18 de Fevereiro a 5 de Março

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Esposende vai promover a iniciativa “Lampreia & Companhia”, um evento gastronómico que decorre entre 18 de Fevereiro e 5 de Março e conta com a adesão de 19 restaurantes do Concelho, que apresentarão à mesa variadas sugestões de pratos confeccionados com este sazonal ciclóstomo. Do ponto de vista económico e turístico, a pesca da lampreia reveste-se de «grande importância para a classe piscatória do Concelho».

Os pratos mais tradicionais em Esposende são o “Arroz de Lampreia” e a “Lampreia à Bordalesa”, surgindo ultimamente a “lampreia assada no forno e em feijoada”, sempre com o acompanhamento de um vinho verde tinto que, pelas suas características, proporciona uma perfeita harmonia. Contudo, independentemente das receitas, o segredo de uma boa lampreia está na sua «confecção, sendo o amanhar o ciclóstomo uma etapa importantíssima».

Entre várias outras referências gastronómicas a este ciclóstomo, nas “Viagens Gastronómicas”, do escritor esposendense Manuel de Boaventura (1885-1973), há alusão a pratos e iguarias que eram muito apreciadas na época pelo escritor, onde se inclui “Lampreia de ensopado com especiarias da índia”.

RESTAURANTES ADERENTES

Aderem a esta edição os restaurantes Tiro no Prato, D. Quina, Camelo, Pedrinhas Praia, A Salgueira, Água Pé, Casa Salé, O Buraco, Salitra, D. Sebastião, Foz do Cávado, Tio Pepe, Mananita, Sra. Peliteiro, Cantinho dos Lírios, Rita Fangueira, Três Arcos, Zé dos Leitões, Bomfim.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS