O Município de Esposende vai participar na 57.ª Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, entre os dias 3 e 6 de abril, no Altice Fórum Braga.
Para «afirmar e valorizar o território no seu todo», segundo a autarquia, em comunicado, Esposende vai promover as atividades económicas do concelho e a sua oferta turística, com particular enfoque no projeto ESlocal (Programa de incentivo à produção e consumo de produtos endógenos) e na iniciativa “Esposende: O Robalo está aqui”.
Os objetivos desta representação centram-se na «demonstração dinâmica e informativa da oferta endógena do concelho», completa, ligada quer ao mar e aos rios (gastronomia e atividades náuticas), como à terra, através da Rede Municipal de Percursos Pedestres e Rede de Miradouros.
O Município de Esposende conta com a colaboração dos parceiros do projeto ESlocal, através da representação de produtores de vinhos verdes e cervejas artesanais, Lacticínios de Marinhas, Cooperativa Agrícola de Esposende, pastelarias, produtores de cogumelos e pastelaria tradicional.
No decurso do evento, será promovida a degustação de produtos locais, estando previsto um show cooking, a realizar pela Escola Profissional de Esposende, no dia 3 de abril, pelas 18h15.
Será confecionada uma “Esmagada com filete de robalo e esferificação de algas”, acompanhado por “Sangria de cerveja artesanal Coice” e o vinho “Quinta de Curvos – Loureiro”, com degustação de doce original: “Um sonho de nabo com caldo de vinhão”, uma criação da instituição de ensino EPE.
Esta ação promocional enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
A Agro é uma das feiras de agricultura do do Norte de Portugal e a única feira portuguesa a integrar a Eurasco – Federação Europeia de Exposições e Organizadores de Feiras Agrícolas.