Decorreu esta quinta-feira, 29 de Julho, a assinatura do protocolo de valorização, musealização e adequação à visita da Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças.
O «reconhecimento do valor histórico, cultural e científico da estação arqueológica de Santa Marta das Cortiças, a par da percepção do seu elevado potencial de valorização», motivou o Município de Braga, em parceria com a Junta de Freguesia de Esporões e o Conselho Económico da Paróquia de Esporões, a «promover um projecto de estudo, conservação, valorização e divulgação da Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças».
Irá concretizar-se, deste modo, a «garantia da conservação, o acesso público e a criação de condições para a integração no Roteiro Arqueológico de Braga». A intervenção projectada visa igualmente «manter e melhorar as estruturas de apoio ao Santuário, prevendo assim a compatibilidade deste uso com o de Centro de Interpretação e recepção».
PROTOCOLO E PROJECTO
Neste contexto, o protocolo assinado «fixa as bases para o desenvolvimento de um projecto que incluirá duas fases principais. A primeira será desenvolvida ao longo deste ano e contemplará a remoção da manta vegetal e inertes que, actualmente, cobrem, para sua protecção, as ruínas arqueológicas; a consolidação e busca de soluções para a sua efectiva conservação “ao ar livre”; e a execução dos respectivos circuitos de visita, arranjo paisagístico da sua área envolvente e o estudo arquitectónico para a criação de um centro de interpretação».
Para mais informação leia mais em: https://bit.ly/2TKad9O