APOIO SOCIAL (Região)

APOIO SOCIAL (Região) -
Estudantes do Politécnico de Viana escrevem cartas a idosos para ajudar a combater a solidão

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo escrevem cartas para ajudar a combater a solidão dos idosos. O projecto ‘ConVida’ promove a troca de cartas entre utentes incluídos em respostas sociais e estudantes do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo.

«E se, de repente, receber uma carta de alguém que mal conhece a perguntar-lhe como está, a querer partilhar histórias ou simplesmente a querer “fazer conversa”? É esta a ideia que está por detrás do “Letras com Afeto”, um dos quatro eixos do Programa de Voluntario Académico Janelas ConVIDA, desenvolvido por estudantes do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo», explica a instituição.

O ‘Janelas ConVIDA’ nasceu em plena pandemia pela Covid-19, em 2020, e venceu o Prémio Santander Universitário UNI-COVDID19.

Assume agora outros contornos. Surgiu com o objetivo de combater a solidão e o isolamento social da pessoa mais velha que, mais do que o habitual, ficava fechada em casa, sem contacto próximo com familiares e outros conhecidos.

Os mentores do projeto pretendem que ele agora seja mais envolvente e capaz de chegar a mais pessoas.

E foi assim que nasceu o Programa de Voluntariado Académico Janelas ConVIDA.

A par do “Letras com Afeto”, o projeto desdobra-se também no “Laboratório da Idade”, focado no «ativismo pela idade e pela sensibilização e educação da comunidade relativamente ao envelhecimento, assim como a capacitação e empowerment das pessoas à medida que envelhecem», descreve a docente Raquel Gonçalves, coordenadora do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo.

Incorpora também o “Abrir Janelas à Vida”, que engloba visitas domiciliárias, companhia e acompanhamento ou desenvolvimento de atividades de lazer.

O quarto eixo denomina-se “Partilha a Sacola” e, como o nome indica, significa que os voluntários irão acompanhar a pessoa idosa, por exemplo, nas compras.

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS