Um estudo realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-Local) da Universidade Católica, apresentado esta terça-feira, revela que Índice de Sustentabilidade Municipal em Braga surge acima dos números nacionais na concretização dos Índice de Sustentabilidade Municipal, ao apresentar uma taxa de execução de 68,8 por cento.
“Este é um número superior em relação à concretização em Portugal (63,8%), a Norte (63,6%), na região do Cávado (65,3%) e acima dos municípios Comparáveis (65,4%)”, afirma a autarquia em comunicado
Com estes resultados –acrescenta a Câmara – “ Braga solidifica a sua posição de agente activo na construção de políticas sustentáveis e alinha a sua estratégia aos 17 objectivos do desenvolvimento Sustentável constituídos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”.
Da responsabilidade do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião CESOP-Local, da Universidade Católica, o Índice de Sustentabilidade Municipal decorre em parceria com 22 municípios, medindo a concretização, a nível local, dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável Municipal.
O Índice de Sustentabilidade CESOP-Local procura reflectir o nível de concretização da sustentabilidade de cada município do país. É composto por indicadores e objectivos que traduzem os 17 objectivos e as 169 metas constantes da Agenda 2030.
O relatório do índice de Sustentabilidade Municipal de Braga em 2022 está disponível para consulta em: https://bit.ly/3VpJdrs