“As reformas educativas em Portugal e Espanha”, no contexto das Eurocidades, é o tema central do 1º Congresso Internacional de Educação Valença – Tui, que decorrerá a 10 e 11 de Março na Eurocidade.
O auditório da ESCE Valença – Escola Superior de Ciências Empresariais e o Teatro Municipal de Tui – Francisco Sánchez serão o palco para este evento que contará com oradores de prestígio ibérico e mundial da área da educação. Ariana Cosme, Antonio Bolívar, António Sampaio da Nóvoa, Juan Manuel Moreno Olmedilla, José Moya Otero, Xosé Manuel Cid são alguns dos oradores que se destacam do painel.
Ao longo destes dois dias, pretende-se «promover a reflexão e a partilha entre estudantes e profissionais de Portugal e Espanha sobre experiências de escolas em regiões de fronteira».
O congresso destina-se a professores, estudantes universitários, técnicos municipais, agentes educativos, sindicatos, grupos de inovação e editoras e público em geral que devem efectuar a sua inscrição gratuita através do formulário disponível em https://valedominho.com/inscrever, no Centro de Formação do Vale do Minho ou em http://www.edu.junta.gal /centros/cfrvigo/.
A participação no congresso será certificada e aprovada pelo Ministério da Educação e Formação Profissional para os professores e pela Universidade de Vigo para os demais participantes.
A iniciativa é do projecto Atlántida, EIP, Universidade do Porto e CIIE. Colaboram neste congresso, entre outras entidades, a Câmara Municipal de Valença, o Concello de Tui, a Diputación Provincial de Pontevedra, a Xunta de Galicia e os Ministérios da Educação de Portugal e Esopanha.