Este sábado, o Ministério da Administração Interna (MAI) testou os cadernos eleitorais desmaterializados, uma das principais novidades das eleições europeias agendadas para 9 de Junho.
Recorde-se que o MAI já entregou todo o material eleitoral ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, como os boletins de voto para o estrangeiro, no passado dia 14, tendo entretanto entregue os boletins de voto para o território nacional, a começar pelas regiões autónomas – já foram distribuídos pelos municípios, em Abril, todos os 28.490 equipamentos informáticos que vão suportar os novos cadernos eleitorais.
Segundo o ministério tutelado por Margarida Blasco, “há vários meses” que a administração eleitoral, em colaboração com as câmaras municipais e o operador que suporta a Rede Nacional de Segurança Interna, estão a fazer o levantamento dos locais onde vão ser instaladas as mesas de voto e a verificar as condições técnicas como rede de dados, electricidade e acessibilidade.
Nos lugares identificados com baixa cobertura de rede, o Governo garantiu terem sido implementadas soluções alternativas para garantir a ligação dos computadores das mesas de voto às infra-estruturas centrais da Rede Nacional de Segurança Interna, “como a instalação de rede fixa (fibra óptica ou cabo) ou utilização de comunicações via satélite”.
Para este sábado, e para o dia das eleições, tem decorrido a certificação das comunicações dos 6.254 locais onde vão estar colocadas mesas de voto, bem como validados os 28.490 equipamentos informáticos enviados aos municípios.
[email protected]