Numa festa da juventude organizada em Esposende pela distrital da JSD de Braga, Paulo Cunha salientou o impacto positivo da mobilidade europeia para o reforço de competências das novas gerações. Mas sublinhou a necessidade de assegurar um movimento de “ida e volta”.
“A oportunidade dos nossos jovens desenvolverem conhecimento e competências no seio da União Europeia é uma mais-valia para a sua qualificação, o que representa uma motivação acrescida para tudo fazermos para que façam valer os seus conhecimentos no desenvolvimento sustentável e de qualidade do país”, explicou o candidato a eurodeputado.
O número dois da candidatura da coligação PSD-CDS-PPM lembrou que “são os jovens quem mais sente a experiência comunitária e quem mais perto está do perfil de cidadania europeia que a AD ambiciona para todos os portugueses”.
Num encontro onde pôde “sentir o pulsar dos jovens e partilhar ideias e contributos” para o exercício do mandato que espera cumprir no Parlamento Europeu, Paulo Cunha referiu-se também ao importante papel que as novas gerações podem cumprir para Portugal ter “mais peso” nas instituições europeias.
“Além dos programas de mobilidade – como é disso um bom exemplo o programa Erasmus –, queremos mais vivência dos jovens portugueses no espaço europeu, com o incremento de programas de estágios profissionais de curta duração nas instituições europeias e fomento da empregabilidade de portugueses, preferencialmente jovens, nas instituições comunitárias”, afirmou o candidato da AD.
Paulo Cunha justificou a aposta com a necessidade de Portugal estar “mais presente no processo de decisão da União Europeia”. “Para isso, é necessário aumentar a presença de portugueses na gestão das acções comunitárias e no planeamento dos fundos”, sustentou.
“Contamos com os jovens para concretizar este processo de emancipação portuguesa em contexto comunitário e os jovens portugueses contam comigo para que sejam bem-sucedidos”, comprometeu-se Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara de Famalicão, numa acção que juntou cerca de 80 jovens social-democratas.