TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Evento “Geira Romana – Terras de Bouro” pretende «tornar-se uma das marcas identitárias do Concelho»

Arranca esta sexta-feira, 1 de Julho, estendendo-se até ao próximo domingo, dia 3, a primeira edição do evento “Geira Romana – Terras de Bouro”, uma iniciativa que pretende transportar os visitantes para o tempo dos romanos valorizando o legado e o património deixado por estes no concelho.

O evento – previsto para decorrer na semana seguinte à “Braga Romana” (que se realiza no concelho de Braga) – foi por duas vezes adiado tendo em conta as condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir.

Um cortejo, uma “ceia romana”, um Mercado Romano que estará ao dispor com vários produtos, animação musical, de rua, passeio de serpentes, mostra de aves de rapina e exposição de animais e também espectáculos de fogo são algumas das actividades que compõem a programação.

Na próxima sexta-feira, já com dias e horas marcadas, a iniciativa arranca “a todo o gás”, tendo como objectivo tornar-se «uma das marcas identitárias do concelho», explicou o Presidente de Câmara Municipal, Manuel Tibo, durante a conferência de apresentação do evento.

«Este evento tem também como propósito promover o património arqueológico e cultural que aqui se encontra», referiu o autarca, prosseguindo: «Ao longo do fim-de-semana teremos uma programação diversa, onde se destaca o envolvimento da comunidade e esperamos que em pleno dia de S. Pedro (quarta-feira 29 de Junho), este possa proporcionar condições para se desenvolver um evento de Rua como este», notou Manuel Tibo.

O autarca sublinhou ainda que existem «algumas expectativas nesta que é a primeira edição», reforçando a aposta em edições futuras.

«Deixo o desafio para que todos venham vestidos aludindo à época, para que se possa desfrutar e viver ainda mais este momento», atirou.

CANDIDATURA A PATRIMÓNIO DA UNESCO

Questionado sobre em que ponto se encontra o processo de candidatura da Geira Romana a património da UNECO, Manuel Tibo esclareceu que «Terras de Bouro tem cerca de 27 Km de extensão desta via e fruto disso mesmo procedeu-se à assinatura de um protocolo com a Universidade do Minho para a candidatura a património da UNESCO, uma vez que já é património nacional desde 2013», começou por referir, explicando ainda «neste momento a candidatura está no Ministério dos Negócios Estrangeiros, na lista nominativa, e agora aguardamos que o próprio Ministério e sua delegação, que trata destas candidaturas, nos possa dizer mais qualquer coisa. O dossier já foi entregue e segundo a informação que temos só em 2023 é que pegam neste processo», concluiu.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS