BRAGA (Cultura)

BRAGA (Cultura) -
Exposição INDISCIPLIN’ARTE 22.23 dá a conhecer projectos culturais das escolas de Braga

Share on facebook
Share on twitter

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, tem patente, até 11 de Setembro a exposição INDISCIPLIN’ARTE 22.23. A mostra, inserida na programação da Noite Branca, resulta de um projecto colaborativo interescolar das escolas PNA (Plano Nacional das Artes) do concelho de Braga.

Em exposição estão várias dezenas de trabalhos de alunos dos agrupamentos de escolas Alberto Sampaio, André Soares, D. Maria II, Maximinos, Sá de Miranda, Francisco Sanches e Carlos Amarante, resultado de projectos culturais e do programa de mediação cultural Atlas 2023, desenvolvido pelo município e alinhado com a Estratégia Cultural Braga 2020-2030.

Ana Ferreira, chefe do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal, esteve presente na inauguração e salientou a importância desta exposição enquanto “culminar de um trabalho que foi desenvolvido pelos agrupamentos de escolas no âmbito do Atlas, que deu a oportunidade aos alunos de trabalharem projectos colaborativos em regime de residência artística e que agregou no ano lectivo 22/23 sinergias entre escolas, entidades culturais e agentes locais, essenciais para o desenvolvimento criativo e crítico da comunidade educativa.”

No total foram desenvolvidas oito Residências Artísticas que envolveram, ao longo de vários meses, mais de 1.500 alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, em projectos nas áreas da música, cinema, fotografia, dança, artes visuais.

Transformar o espaço-escola num espaço de criação artística foi o mote destas residências que proporcionaram aos jovens envolvidos experiências únicas, aproximando-os da criação e produção artística.

A cerimónia de inauguração contou também com a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que convidou a comunidade a visitar esta exposição, salientado que “o município de Braga tem vindo a desenvolver um forte investimento em projectos diferenciadores que pretendem despertar a criatividade e o talento dos nossos alunos, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras”.

Presente esteve ainda Suzana Leite, coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes (PNA).

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS