A extensão de saúde da freguesia de Covas, em Vila Nova de Cerveira, inaugurada esta sexta-feira, entra em funcionamento no próximo dia 13, duas vezes por semana, para servir os 700 residentes, maioritariamente idosos.
Contactado pela agência Lusa, a propósito de um comunicado da autarquia a dar nota da inauguração daquela resposta, o presidente da câmara, Rui Teixeira, referiu que “inicialmente a extensão de saúde vai funcionar dois dias por semana, período que poderá aumentar dependendo também do número de inscritos possíveis das freguesias vizinhas de Gondar, Mentrestido e, de São Martinho de Coura, do concelho de Paredes de Coura”.
O autarca socialista adiantou que o investimento na obra representou cerca de 15 mil euros, suportado pelo município.
Já o apetrechamento da extensão de saúde, a funcionar no edifício da sede da Junta de Freguesia de Covas, com equipamento informático e mobiliário foi assegurado pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), tal como os profissionais de saúde, um médico, uma enfermeira, assistente técnico e assistente operacional.
“Com a abertura desta extensão de saúde está cumprido mais um compromisso assumido nas últimas eleições autárquicas, centrado numa aposta clara numa política de proximidade e no combate à desertificação do interior, criando condições para quem reside longe dos centros urbanos”.
Rui Teixeira, citado na nota enviada às redacções, afirma que este equipamento de saúde “era uma resposta que tinha de ser dada com urgência à população”.
“A população da freguesia Covas, a mais distante da sede do concelho, tem cerca de 700 residentes, maioritariamente idosos. Facilitar o acesso aos cuidados de saúde primários era fundamental”, sublinha o autarca.