De 5 a 7 de abril, Fafe acolhe o Campeonato do Mundo de Enduro, prova organizada pela Natureza Alternativa – Associação Cultural e Desportiva, promovida pela Prime Stadium, com o apoio do Município de Fafe.
As equipas chegaram a Fafe no dia 1 de abril, onde já estão instaladas no Parque da Cidade, onde funciona uma área de treinos.
No mesmo local, realizar-se-á a prova «Superteste», na sexta-feira, pelas 20h00.
No sábado, dia 6 de abril, os pilotos arrancam pelas 9h00 para uma prova que terá um percurso de 48 quilómetros, iniciando-se em Fafe e percorrendo um circuito por várias freguesias.
Este percurso será efetuado pelos pilotos três vezes, num total de quase sete horas de prova.
Para além de ser a primeira do circuito do mundial, representa uma oportunidade de impacto significativo para Fafe contando, para isso, com a presença de 10 equipas de fábrica, cerca de 1000 a 1200 pessoas no padock e a participação de 110 pilotos, entre os quais três portugueses. No feminino, estão confirmadas três pilotos que cumprirão as cinco provas do Mundial.
A par da prova de Enduro, a organização preparou um programa com diversas atividades para a comunidade , entre demonstração de meios da GNR, plantação de árvores no corredor ecológico de Fafe, uma visita ao Museu do Rali, um espetáculo de ADN e ações de sensibilização da Resinorte.
A prova de Fafe corresponde à 1ª jornada pontuável para o Campeonato do Mundo de Enduro de 2024, que depois de Portugal prossegue na Roménia, Itália, Eslováquia, País de Gales e termina em França.