A Escola Básica do 1.º Ciclo Senador Sousa Fernandes, em Vila Nova de Famalicão, começou a ser ampliada e requalificada. “Queremos que esta seja uma verdadeira escola com todas as condições e comodidades, bem apetrechada tal como todas as outras instituições de ensino do concelho”, diz o presidente da Câmara Municipal
“Sempre foi um objectivo nosso melhorar esta escola. Além de instalações melhoradas, vamos ter também quatro salas para turmas de Ensino Básico e uma sala para as crianças do Jardim de Infância”, explica Mário Passos.
A par da reabilitação do edifício existente e a construção de um novo, está também prevista a reorganização do espaço envolvente, com a criação de rampas de acesso, um recreio com recinto de jogos, espaços verdes e uma horta pedagógica.
Numa fase inicial do projecto, enquanto é construído o novo edifício, as cerca de 75 crianças da instituição, também conhecida como Escola Primária de Mões, vão continuar a ter aulas nas mesmas salas. Quando o novo edifício estiver pronto, os alunos vão passar para as mais recentes instalações e a obra vai centrar-se na requalificação do edifício existente.
No fim, “esta escola terá os espaços necessários para que todos os projectos educativos sejam devidamente desenvolvidos e Famalicão será, cada vez mais, um território educador e qualificado”, acrescenta Mário Passos.
A empreitada, adjudicada à Construções Camposinhos Ferreira, Lda, tem um prazo de execução de 540 dias. As obras implicam um investimento municipal na ordem dos 1,1 milhões de euros.