As festas de São João de Braga contarão, em 2023, com um novo espaço. A Praça Municipal é o local escolhido para a Feira de Artesanato, que irá acolher cerca de duas dezenas de artesãos e muitas horas de programação.
“Pensada para criar novas dinâmicas culturais e de incentivo comercial, a Feira de Artesanato servirá de montra para o que de melhor se faz na região e no país, não só no que respeita à comercialização de produtos desenvolvidos de forma artesanal, como também como espaço primordial da cultura portuguesa”, refere a Associação de Festas de São João de Braga.
Para o presidente da associação organizadora, Firmino Marques, “esta Feira de Artesanato é uma ode ao que de melhor o artesanato oferece às comunidades, conciliando uma programação cultural de excelência”.
Às cerca de duas dezenas de artesão, juntar-se-ão na Feira de Artesanato, ao longo dos 10 dias de festas, as bandas filarmónicas, os grupos de cavaquinhos, o músico Júlio Pereira, a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga, os grupos culturais da Universidade do Minho e as bandas Origem Tradicional e Canto Daqui.
BANDAS FILARMÓNICAS
O novo espaço criado pela Associação de Festas de São João de Braga receberá, ao longo de 23 e 24 de Junho, as actuações das bandas filarmónicas. Concretizados habitualmente na Avenida Central, os concertos passarão, nesta edição, para os espaços criados propositadamente na Praça Municipal.
Será, assim, a partir deste espaço que actuarão a Banda Musical de Cabreiros (Braga), a Banda Musical de Calvos (Póvoa de Lanhoso), a Sociedade Musical de Gançaria (Santarém), a Banda Marcial de Fermentelos (Águeda), a Banda Musical Arcuense (Arcos de Valdevez), a Banda Musical de Fajões (Oliveira de Azeméis) e a Banda Musical de Arouca (Arouca).
Já o concerto de Bandas Filarmónicas previso para o Parque da Ponte, na noite de 23 de Junho, contará com as bandas Sociedade Musical de Gançaria (Santarém) e Banda Musical de Gondomar (Gondomar).